terça-feira, 7 de setembro de 2010






o que é criar?

“Criar, segundo os dicionários, é “dar existência a”, “gerar”, “produzir”, uma mistura e expressão de todo conhecimento e referencias que temos em nós.

Para se obter um objeto concreto ou uma história pronta, a primeira coisa que acontece com nosso cérebro é imaginar, é viajar, é descobrir o desconhecido, é quebrar paradigmas, é se desprender do real, das nossas próprias experiências.

Mas é também uma combinação de conhecimentos, pré conceitos, experiências, necessidades. É uma confusão, um emaranhado de idéias, de conceitos, conhecimentos, referências e desprendimentos.

Criar é externar tudo isso. É montar na cabeça um quebra-cabeça de: idéias, sentimentos, experiências, conhecimentos, conceitos e referências, sendo que somente é capaz de criar aquele que não teme a transformação, que não teme a novidade e não se apavora com o risco; com o novo, até com o absurdo.

Há uma frase de Fernando Pessoa de diz: “Viver não é necessário. Necessário é criar”.

Então, podemos perceber que somente é capaz de criar aquele que não teme a transformação, a novidade, o diferente, o novo e não se apavora com o risco nem tampouco com a opinião alheia.
Um estado de coisas ou uma simples idéia, para o criador, é sempre o ápice ou o inicio da criação, é o desprendimento do passado e do futuro. É transformar o presente em novidade.

Avançar sem perder de vista o que já foi construído.
Constatar no conhecimento e na experiência tradicional uma forma legitima e necessária para continuação do avanço, do novo, da criação.

Acredito que as coisas só acontecem para quem não tem receio de inovar, de enfrentar desafios, encarar o novo, se desprender dos erros, se basear nos acertos passados, aprender e conhecer a tradição, transformar os erros em desafios para acertos.”
Quer mais? È só acessar o Orkut "EEFM.Maria do Carmo Bezerra"

Nenhum comentário:

Postar um comentário