No dia 05 de maio aconteceu em nossa escola uma oficina em robótica educacional como o Técnico em eletrotécnica Felipe Emerson Sousa da Silva. O evento contou com a presença de todos os professores da área das ciências da natureza e dos alunos envolvidos no projeto robótica educacional da escola
O termo Robô foi pela primeira vez usado pelo Checo Karel Capek (1890-1938) numa Peça de Teatro - R.U.R. (Rossum's Universal Robots) - estreada em Janeiro de 1921 (Praga). O termo Robótica foi popularizado pelo escritor de Ficção Cientifica Issac Asimov, na sua ficção "I, Robot" (Eu, Robô), de 1950. Neste mesmo livro, Asimov criou leis, que segundo ele, regeriam os robôs no futuro: Leis da robótica:
- Um robô não pode fazer mal a um ser humano e nem, por omissão, permitir que algum mal lhe aconteça.
- Um robô deve obedecer às ordens dos seres humanos, exceto quando estas contrariarem a Primeira lei.
- Um robô deve proteger a sua integridade física, desde que, com isto, não contrarie a Primeira e a Segunda leis.
A ideia de se construir robôs começou a tomar força no início do século XX com a necessidade de aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos produtos. É nesta época que o robô industrial encontrou suas primeiras aplicações, o pai da robótica industrial foi George Devol. Atualmente, devido aos inúmeros recursos que os sistemas de microcomputadores nos oferece, a robótica atravessa uma época de contínuo crescimento que permitirá, em um curto espaço de tempo, o desenvolvimento de robôs inteligentes fazendo assim a ficção do homem antigo se tornar a realidade do homem."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rob%C3%B3tica
Nenhum comentário:
Postar um comentário